Histórico


A Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, ou simplesmente ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) é uma associação religiosa, filosófica e cultural derivada do Hinduísmo Vaishnava, fundada em 1966, na cidade de Nova York, pelo pensador indiano A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada). É conhecida popularmente como Movimento Hare Krishna e atualmente possui diversos centros culturais, comunidades alternativas, escolas e restaurantes no mundo todo.

Prabhupada pregando na praça Tompkins Square (Nova York), em 1966.

A partir da década de 1970, sob a liderança de Hridayananda das Goswami, o Movimento Hare Krishna chega ao Brasil, onde estabelece templos e comunidades em várias cidades, nos anos que se seguiram.
Este Movimento, não sectário e monoteísta, tem como objetivo promover o bem-estar da sociedade através do ensino da ciência da consciência de Krishna de acordo com o Bhagavad-Gita, Srimad-Bhagavatam e outras escrituras védicas.




Os sete propósitos da ISKCON

Quando Srila Prabhupada fundou a ISKCON, ele elaborou sete propósitos para a união no espírito de devoção, cultivando a pura consciência a serviço amoroso de Deus. São eles:
1. Propagar sistematicamente o conhecimento espiritual entre a sociedade em geral e educar todas as pessoas nas técnicas da vida espiritual a fim de restabelecer o equilíbrio dos valores na vida e alcançar assim a verdadeira união e paz mundiais.
2. Propagar a consciência de Krishna (Deus), como é revelada nas grandes escrituras da Índia, o Bhagavad-gita e o Srimad Bhagavatam.
3. Unir os membros da sociedade uns com os outros e torná-los mais próximos de Krishna, a entidade primordial; desenvolvendo desta forma a idéia entre os membros e a humanidade em geral, que cada alma é parte integrante da qualidade do Supremo (Krishna).
4. Ensinar e encorajar o movimento de sankirtana, o canto congregacional do santo nome de Deus, como revelado nos ensinamentos do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu.
5. Erigir, para os membros e para a sociedade em geral, um local sagrado de passatempos transcendentais dedicado à personalidade de Krishna.
6. Manter os membros unidos com o propósito de ensinar um modo de vida mais simples e natural.
7. Tendo em vista o cumprimento dos propósitos acima mencionados, publicar e distribuir periódicos, revistas, livros e outros escritos.





Nenhum comentário: